Dúvidas de Fé

IMAGENS
Esta semana uma pessoa entrou na minha casa, criticou minhas imagens dizendo que Deus as abominava e aconselhou quebrá-las.
O que a Igreja Católica ensina sobre isso?
Desde os primeiros séculos, os cristãos pintaram e esculpiram imagens em catacumbas e Igrejas. As Igrejas de Roma dão testemunho dessa saudável prática. Só para citar um exemplo, podemos mencionar aqui o fragmento de um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III (ilustração ao lado) considerado o registro mais antigo da era cristã. O Catecismo da Igreja traz uma cópia dessa imagem[i]Isso mostra que durante toda a era cristã os mistérios féforam representados através de imagens.
O nosso Catecismo da Igreja Católica vem explicar que “A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus” (CIC nº 1162).
A Igreja entende, sob a luz do Espírito Santo, que nela habita que Deus nunca proibiu fazer imagens, e sim, fazer ídolos e deuses para adorar.
A prova disso é que Ele próprio ordenou Moisés colocar Querubins para servir de base à Arca da Aliança (Ex 25,18; Ex 37,7; 1 Reis 6,23), mandou decorar as cortinas do Tabernáculo que era o lugar onde guardava a referida Arca com pinturas (Ex. 26,31-32), mandou ainda suspender uma serpente de bronze (Num 21,4-9) que já figurava Cristo na cruz (Jo 3,14).
Por esse entendimento, à luz da Palavra de Deus, a Igreja se dirige a Deus com ADORAÇÃO, aos Santos e aos Anjos com VENERAÇÃO.
Nesse sentido podemos concluir que as imagens sempre foram testemunhos de fé. Ainda hoje, para muitos irmãos que não sabem ler, elas retratam o Evangelho em pinturas e esculturas.
Tendo sempre em mente: Imagens são objetos de veneração e nunca de adoração.
Deus nos abençoe.
Escrito por Lourdinha Abreu

[i] Cf. Catecismo da Igreja Católica, Edição de bolso, Ed. Loyola, pag.19. Site: Rainha Maria – Artigo: Esclarecimentos sobre: Ídolos X Imagens Prof. Felipe Aquino.