sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

III DOMINGO DO ADVENTO ANO A


“Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Mt 11,6).

O terceiro domingo do advento é conhecido na liturgia como o domingo da alegria. A antífona de entrada indica o canto mais adequado para iniciar esta celebração: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos! O Senhor está perto” (Fl 4,4s). Cantamos o júb[1].
ilo da proximidade do Natal e, mais ainda, da salvação
As leitura nos mostram toda a trajetória do anúncio e cumprimento da vinda do Messias e, com ele, da nossa salvação.
Isaias promete libertação ao povo que estava passando por grande dificuldade e humilhação; aos deprimidos e fracos proclama: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar” (Is 35,4). Alguns sinais mostrarão que este tempo messiânico chegou: os cegos irão ver, os surdos ouvir, o cocho saltará e a língua dos mudos se desatará (cf. v. 5-6a). A alegria e o contentamento irão invadir o coração dos homens e mulheres naquele tempo, e tal contentamento se transformará em louvores:
Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto (Is 35, 10).
Nós cristãos acreditamos que o cumprimento desta e de outras profecias do Antigo Testamento se cumpriu com a vinda de Jesus que João Batista anunciou, apontou e preparou o caminho. No evangelho, porém, o Precursor pede que alguns dos seus discípulos perguntem ao Mestre: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” (Mt 11,3). Ele provavelmente esperava um Messias que viesse instaurar um julgamento mais definitivo, cortando as árvores que não dão fruto, separando o trigo do seu refugo, queimando a palha no fogo e estocando o fruto no celeiro (cf. Mt 3,10-12). João deve ter se impressionado quando percebeu que o Prometido continuava falando de conversão, acolhia a todos que o procurassem, perdoava os pecadores, mandava perdoar sempre porque era assim que Deus agia. Para responder aos mensageiros, Jesus faz uso de várias passagens de Isaias que falam que o tempo messiânico será marcado pela cura dos enfermos e pela evangelização dos pobres (cf. Mt 11,5) e conclui: “Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim! ” (v. 6).
Aquele que foi o maior dos profetas poderia se escandalizar, tropeçar, diante de suas próprias expectativas messiânicas e é isso que Jesus alerta. Reconhecer Jesus como o Messias esperado não é algo totalmente lógico ou matemático. As profecias do Antigo Testamento não foram imediatamente cumpridas na primeira vinda do Senhor, algo foi deslocado para sua vinda gloriosa (ressurreição da carne, julgamento final, aniquilamento da morte, renovação cósmica), aquela que acontecerá no final dos tempos. Isso fez que muitos judeus se escandalizassem e não reconhecessem no Mestre seu Cristo. Isso também pode nos fazer tropeçar, impedir de acreditar em Jesus como cumprimento das promessas de Deus, se antepomos nossas necessidades de provas lógicas, ou nosso modelo de salvador, ao encontro com Jesus. A fé, apesar de ser razoável (se pode dar as razões da própria fé e esperança), nasce de um encontro com a pessoa do Verbo encarnado e este acontecimento transcende as possibilidade do ser humano, é graça. Neste caso, a racionalidade orgulhosa, os esquemas rígidos e fechados de algumas pessoas podem impedir o nascimento de fé. Situações muito comuns nos meios acadêmicos e na mídia, onde alguns, ou muitos, intelectuais parecem mais preocupados com suas ideias e ciências que com a busca da verdade e, por isso, se fecham ao encontro com a Verdade encarnada.
Se na primeira leitura contemplamos a expectativa que precedeu a primeira vinda de Cristo e as esperanças que a animaram, e no evangelho percebemos o pleno cumprimento das promessas em Jesus, agora, na segunda leitura, mergulhamos no nosso tempo. É o tempo que está no meio, entre a vinda de Cristo e o seu retorno. Aquele que devia vir já veio, o objeto da expectativa se transformou em recordação: aquilo que iremos celebrar no Natal. Mas a recordação gera e alimenta uma nova expectativa[2]: Irmãos, “ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8). Não esperamos algo novo ou o cumprimento de profecias. Tudo foi cumprido em Cristo, ele trouxe toda a novidade ao mundo trazendo-se a si mesmo[3]. O que esperamos agora é o definitivo! Esta nossa espera é comparável àquela do agricultor que já plantou a semente (fé em Cristo e vida cristã) e espera pacientemente o tempo da colheita (ressurreição e renovação cósmica).
Caros irmão, esta nossa esperança é necessária para o mundo de hoje que colocou toda sua confiança na razão, na técnica, no dinheiro, nas próprias capacidades, e está à beira do desespero. Neste tempo do advento não se envergonhe de testemunhar sua fé e esperança, os homens e mulheres que ainda não creem em Deus precisam disso.
Como fizemos na primeira semana, vamos concluir com uma oração de louvor da Igreja para este tempo:
Vós preferistes ocultar o dia e a hora em que Cristo, vosso Filho, Senhor e juiz da história, aparecerá nas nuvens do céu, revestido de poder e majestade. Naquele tremendo e glorioso dia, passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra. Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu reino (Prefácio do Advento IA)





Pe. Emilio Cesar
Pároco de Guaiuba





[1] Cf. Oração coleta do dia
[2] Cf. Raniero Cantalamessa, La Parola e la vita. Riflessioni sulla Parola di Dio delle Domeniche e delle feste dell’anno A. 12a Ed., Roma: Città Nuova 2004, p. 21-22.
[3] Cf. Raniero Cantalamessa, La Parola e la vita. Riflessioni sulla Parola di Dio delle Domeniche e delle feste dell’anno A. 12a Ed., Roma: Città Nuova 2004, p. 22

Um comentário:

  1. QUE O ADVENTO CONSIGA TOCAR NOS CORAÇÕES FECHADOS DE ÓDIO AO SEU PRÓXIMO E QUE A LUZ DO MENINO JESUS OS TOQUE DE VERDADE E OS MESMO SE COMPROMETA DE SER FIEL AO CRISTO, AMÉM

    ResponderExcluir