quarta-feira, 8 de maio de 2013

DOMINGO DA ASCENSÃO


Cristo ressuscitou, aleluia!
Sim, ressuscitou de verdade, aleluia!

Caros irmãos e irmãs,

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos uma descrição que inspirou a Igreja na organização do seu tempo litúrgico: após Jesus ressuscitado passar quarenta dias aparecendo aos apóstolos e falando-lhes sobre o Reino de Deus, ele sobe aos céus (At 1,3.9). Há mais ou menos 40 dias atrás estávamos celebrando a ressurreição do Senhor. Hoje fazemos memória da sua subida ao céu para que, no quinquagésimo dia da Páscoa, celebremos Pentecostes, o envio do Espírito Santo.

 O que significa a “ascensão”? Ascender significa “subir”. No salmo que rezamos diz que “por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque de trombeta” (Sl 47). Este salmo foi pensado para ser cantado ou recitado quando a Arca do Senhor subia o monte Sião (em Jerusalém),para ser colocada no Santo dos Santos, como se fosse uma entronização – Ele assume o lugar de rei do seu povo. É neste sentido que devemos pensar na subida de Jesus ao céu: uma entronização:

Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal (Ef 1,20-23).

Jesus assume agora o seu lugar de Senhor, ao lado do Pai. Deste lugar Ele reina soberano sobre a terra. Mesmo que nós não percebamos claramente, acreditamos que Ele reina, não só sobre a natureza, mas também sobre a história humana. Isso Ele pode fazer de duas formas. A primeira é tirando um bem, mesmo das ações negativas dos homens e mulheres (injustiças, assassinatos, violências etc). O Senhor não quer tais coisas, mas consegue tirar delas algo de bom para quem as vive. Outra forma de Ele reinar é quando as pessoas se submetem aos seu senhorio pela fé e procuram realizar sua vontade na própria vida e no ambiente que as cercam (família, trabalho, amizades, lazer). Podemos dizer que é principalmente desta última forma que o Reino de Deus vai sendo instaurado no nosso meio. Isso deve acontecer de forma excelente na comunidade dos fiéis, na Igreja, para que Jesus se torne efetivamente aquilo que Ele é: o chefe, a cabeça do seu corpo. Dessa forma, os que não acreditam olharão para nossa comunidade e poderão perceber algo diferente no nosso meio (a justiça, o amor pelos mais fracos, o cuidado com o marginalizados), um testemunho que pode tocar seus corações e suscitar a fé.

Ao contemplar a beleza deste momento, os apóstolos ficaram abismados olhando para o céu (At 1,10). Dá a impressão que eles iriam continuar daquela forma indefinidamente. Só que dois mensageiros de Deus alertaram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?” (At 1,11). Poderíamos continuar o discurso destes homens de branco: É preciso que vocês recebam o Espírito Santo e saiam em missão, pregando a Palavra de Deus, implantando novas comunidades cristãs, vivendo como irmãose testemunhando o Reino de Deus. Alguns católicos da nossa paróquia parecem com estes apóstolos antes da mensagem dos dois anjos. Quando sabem que vai haver um momento de oração (olhar para o céu) – noite de louvor, “missa de cura”, adoração ao Santíssimo etc – correm para participar. Mas quando são chamados para fazer parte de uma semana missionária, um grupo de catequese, um trabalho social, uma pastoral... correm léguas. O verdadeiro contemplativo é o homem e a mulher que tem os pés no chão. Se enchem de Deus e de sua beleza para depois sair em missão, viver o evangelho com seus irmãos de comunidade, tentar instaurar o Reino de justiça na Igreja e na sociedade.

Que a festa da ascensão nos ajude a reconhecer o Senhorio de Jesus no mundo e na Igreja e a nos submeter conscientemente a Ele, colaborando com a implantação do seu Reino.

Pe. Emilio Cesar Porto Cabral
Pároco de Guaiuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário