sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-Feira da Paixão

Ele foi ferido por causa de nossos pecados (Is 53,5)
Caros irmãos,

Nesta tarde de Sexta Feira Santa, se olharmos para Jesus no alto da cruz podemos repetir as palavras do profeta Isaías: "Não tinha beleza nem atrativos, não tinha aparência que nos agradasse. Era desprezado como último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto; tão desprezível era, não fazíamos caso dele" (Is 53,3). 

Por que Jesus sofreu tudo aquilo? Por que recebeu uma coroa de espinhos e morreu daquela forma? Ele era culpado de algum crime? Deus o estava castigando por algum malfeito? A verdade é que tomava sobre si nossas enfermidades e sofria as nossas dores. "Nós pensávamos que fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado! Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, suas feridas era o preço da nossa cura" (Is 53,4-5). Quem deveria ter recebido a coroa da condenação éramos nós, nós somos pecadores e a consequência do nosso pecado seria a condenação, a morte. Mas Jesus, inocente, sem pecado, todo puro, toma sobre si aquilo que deveria ser nosso: a coroa de espinhos, os flagelos, as humilhações... a morte. Tudo isso para que nós pudéssemos ser salvos, ter os nossos pecados perdoados e caminhar para uma vida nova. Tudo isso Jesus já fez por você há dois mil anos atrás. Hoje nós celebramos, fazemos memória, revivemos aquele único e decisivo acontecimento salvífico. Precisamos reconhecer, porém, que muitos cristãos não desfrutam desta graça porque estão longe do Senhor e da sua Igreja. Por isso, na segunda leitura ouvimos o autor da carta aos Hebreus nos ensinando: "Na consumação da sua vida, Jesus tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hb. 4,9). É preciso que você acredite que o que Jesus fez foi por você, porque Ele o ama e deseja lhe salvar. Acreditar não significa somente dizer com a boca que crê, é preciso que sua vida, suas ações digam o mesmo. 

Você que deseja fazer sua páscoa, sua passagem da morte do pecado para uma vida nova, participe mais da Igreja através da missa dominical e de um grupo de catequese de adultos – que em nossa paróquia acontecem nos bairros de Guaiuba. Desta forma, você vai fazer um caminho de adesão, de obediência ao Senhor e ter sua vida transformada por Ele.

Num momento de silêncio deixemos que a Palavra do Senhor nos atinja e transforme.

Pe Emilio Cesar
Pároco de Guaiuba (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário