segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

POR QUE SOU CATÓLICO? II

III Encontro

A transmissão da revelação divina

  •          Deus «quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo.
  •      Por isso, é necessário que Cristo seja anunciado a todos os homens, segundo o seu mandamento: Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos (cf. Mt 28, 19).
  •            Assim, a Revelação chega até as extremidades do mundo.
  •            A Tradição Apostólica é a realização desse mandamento de Jesus.

O que é a Tradição Apostólica?

  •       A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante
  •  a pregação,
  •   o testemunho (vida dos santos),
  •   as instituições (ordenação),
  •   o culto (missa, liturgia das horas),
  •   os escritos inspirados.   
  •   A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras:

  • Oralmente - pelos apóstolos, que na pregação, por exemplos e instituições, transmitiram aquelas coisas que
  •   ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo
  •   ou aprenderam das sugestões do Espírito Santo;
  •   Por escrito - como também por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob inspiração do mesmo Espírito Santo, puseram por escrito a mensagem da salvação.
  •   Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles 'transmitindo seu próprio encargo de Magistério.
  •   Assim, a promessa de Jesus ressuscitado aos apóstolos se cumpre: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20);
  •   Por meio da Tradição, "a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê”;
  • Dai resulta que a Igreja, à qual estão confiadas a transmissão e a interpretação da Revelação, "não deriva a sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado somente da Sagrada Escritura. Por isso, Tradição e Escritura devem ser aceitas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência" 

Depósito da fé

  •   1Tm 6,20; 2Tm 1,12-14;
  •   "O patrimônio sagrado" da fé (depositum fidei), contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos apstolos à totalidade da Igreja.
  •   Todo o povo santo apegando-se firmemente ao depósito da fé, unido a seus Pastores, persevera continuamente na doutrina dos apóstolos e na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações, de sorte que na conservação, no exercício e na profissão da fé transmitida se crie uma singular unidade de espírito entre os bispos e os fiéis.


Magistério

  • A missão de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, isto é, foi confiado aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma;
  •   A autoridade do Magistério se exerce em nome de Jesus Cristo”;
  •   Ele não está acima da Palavra de Deus, mas a serviço dela e só pode ensinar o que está no único depósito de fé;
  •   "Quem vos ouve a mim ouve" (Lc 10,16);
  •   Os fiéis recebem com docilidade os ensinamentos e as diretrizes que seus Pastores lhes dão;

             Dogmas de fé

  •  O Magistério da Igreja exerce plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas;
  •   O dogma é uma definição da Igreja que propõe verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma ligação necessária: Assunção de Maria;
  •   A definição de um dogma obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé.
Senso sobrenatural da fé
  •   Todos os fiéis participam da compreensão e da transmissão da verdade revelada. Receberam a unção do Espírito Santo, que os instrui e os conduz à verdade em sua totalidade;
  •   "O conjunto dos fiéis... não pode enganar-se no ato de fé. E manifesta esta sua peculiar piedade mediante o senso sobrenatural da fé de todo o povo, quando, 'desde os bispos até o último dos fiéis leigos', apresenta um consenso universal sobre questões de fé e costumes.”



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